Distrito de Mosqueiro – ADMOS

A ilha de Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. É  uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. Possui uma área de aproximadamente 212 km² e está localizada a cerca de 80 km de distância do centro da capital Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré. O nome “Mosqueiro” é originário da antiga prática do “moqueio” do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha.

A ponte Sebastião R. de Oliveira é a principal via de acesso para o distrito de Mosqueiro. Com seus 1.457,35 metros, encurtou a distância de Mosqueiro com a capital, deixando-a muito mais acessível à população e atraindo um número cada vez maior de visitantes. Antes da construção da ponte, o deslocamento até a ilha era realizado somente por navios.

Esse tipo de transporte garantiu a travessia para o outro lado do continente, por quase meio século.Com a conclusão da ponte, Mosqueiro ganhou ares de cidade grande, belas mansões e prédios.De acordo com o IBGE, caso fosse emancipada, Mosqueiro, com 28 mil habitantes, estaria entre os municípios paraenses de médio porte. Os moradores, porém, acredita que a população está em torno de 50 mil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu